sábado, 7 de setembro de 2013

Conhecendo Peste - Roteiro a pé

Diferente de Buda, que fica na parte alta, Peste é uma planície, perfeita para as longas caminhadas, o que eu considero a melhor forma de conhecer a cidade.

O lado Peste tem mais atrativos e é maior do que em Buda, por isso é mais difícil de conhecer se você não tem um roteiro bem definido. 

Coloquei abaixo um mapa com o roteiro dos pontos turísticos de Peste, começando pela Ponte das Correntes (o único ícone que eu conhecia da cidade antes de visitar hahaha). E em seguida a descrição e minhas impressões de cada lugar.


A. Ponte Széchenyi Lanchíd (Ponte das Correntes)
B. Parlamento e Memorial ao Holocausto
C. Museu do Terror
D. Praça dos Heróis
E. Pausa para almoço - Robinson Étterem
F. Museu Nacional de Belas Artes
G. Castelo Vajdahunyad (Parque Városliget). No mesmo parque você encontra a estátua do escritor anônimo e se for inverno, a pista de patinação no gelo.
H. Termas Széchenyi, o famoso banho húngaro!

Este roteiro deu uma média de 6 km de caminhada. E já dá para ocupar um dia inteiro de passeio. Segue mais detalhes de cada ponto turístico do mapa acima:


Ponte Széchenyi Lanchíd 
Széchenyi Lanchíd, Chain Bridge ou Ponte das Correntes, como preferir.
O que importa é que ela é tão linda de dia quanto de noite, como tudo em Budapeste. Vocês vão perceber pelas fotos, que fizemos este roteiro praticamente duas vezes, já que a iluminação da cidade é linda.

Esta ponte liga Pesta à Buda, que são divididas pelo Danúbio. Foi construída em 1849.
A semelhança com as pontes britânicas não são meras coincidências. O engenheiro era inglês, e até os leões são parecidos com os da Trafalgar Square em Londres.






Durante a segunda guerra mundial a ponte, assim como toda a cidade, foi totalmente destruída, e reerguida um ano após o término da guerra.

Estátua da Princesa
Esta estátua linda, é de uma princesa representada na forma de um menino. Procurei muito para saber mais detalhes dela, artista, ano, mas achei muita coisa divergente. Fica no caminho da Ponte das Correntes para o Parlamento, vá pela margem do Danúbio que ela está lá, junto à linha de trem.



Parlamento (Országház)
O Parlamento é lindo de dia, de noite, e também vista do outro lado do Danúbio.
Ele é o segundo maior parlamento da Europa e um dos mais antigos, construído em 1896. Possui 700 salas e gabinetes e 27 entradas, e uma sala central com uma imensa cúpula, onde guardam a coroa do primeiro rei húngaro, Santo Estevão.
Os seus alicerces possuem aproximadamente 40 milhões de tijolos, meio milhão de pedras preciosas e 40kg de ouro. Fica localizado na praça Kossuth Lajos, e a visita é só para quem tem passaporte europeu. No dia em que estivemos lá, estava acontecendo um evento do governo, e nem o Maurício que tem passaporte português conseguiu entrar.






Praça Kossuth Lajos

"Sapatos às Margens do Danúbio"
Em frente ao Parlamento está o memorial ao holocausto. São 60 pares de sapatos feitos em ferro que representa os judeus que foram vítimas do movimento fascista húngaro. No final da segunda guerra, os judeus foram assassinados, eles se ajoelhavam na beira do rio, tiravam os sapatos e levavam um tiro pelas costas, caindo diretamente no Danúbio. Sentimos o quanto todo esse sofrimento é recente, pois vimos descendentes que ainda deixam flores e acendem velas aos seus antepassados.





Museu do Terror
Fica na Avenida Andrassy. Onde fica o museu hoje, foi no passado, sede do nazismo húngaro. A Hungria tem uma história comovente do sofrimento com o nazismo, cerca de 1/4 da população foi exterminada durante os 10 anos do domímio dos nazistas. 
Quando a União Soviética conquistou a cidade dos alemães, os nazistas não se deram por vencidos e destruíram a cidade inteira na noite de natal de 1949. 
Os comunistas por sua vez, reconstruíram a cidade e construíram a Cortina de Ferro, separando o leste europeu com o restante da Europa durante a Guerra Fria. 
O comunismo governou o país até final dos anos 80. A Hungria passou toda a década de 90 tentando se reerguer economicamente, até por fim, virar capitalista e incorporar a Comunidade Econômica Européia em 2004. A moeda ainda não é Euro, e sim o Florim.



Um pedaço da cortina de ferro ainda resiste ao tempo
A fachada do museu é toda revestida de fotos das vítimas da guerra
Avenida Andrassy
A Andrassy é uma avenida enorme cheia de casas e palácios com fachadas neorrenascentistas, e foi nomeada como patrimônio mundial da Unesco. Há também muitas boutiques de moda como Louis Vuitton, Ermenegildo Zegna, Gucci entre outros. Caminhando até o final da Andrassy você cai direto na Praça dos Heróis.



Praça dos Heróis (Hõsök Tere)
Estas são estátuas dos líderes das sete tribos magiares que fundaram a nação húngara e outras personalidades da história. Na coluna central está Arcanjo Gabriel.







Pausa para almoço (ou jantar) - Robinson Étterem
Muito bem recomendado no Trip Advisor, esse restaurante fica bem próximo à Praça dos Heróis e no final da Avenida Andrassy. A vista é maravilhosa, ao lado do lago, a decoração linda e um preço bem justo.



Museu Nacional de Belas Artes
Para quem gosta de museu, este contém mais de 100 mil peças, todas internacionais, nenhuma húngara, e é a segunda maior coleção de arte egípcia da Europa, devido escavações de um arqueólogo húngaro na década de 30.
Fica praticamente em frente a Praça dos Heróis.



Castelo Vajdahunyad - Parque Városliget
O Vajdahunyad é um castelo de “mentirinha” localizado no parque Városliget. O castelo fica em uma pequena ilha dentro do parque e foi construído em 1897 para as comemorações dos 1000 anos da Hungria. No mesmo parque você encontra outros pontos turísticos que cito abaixo.





Estátua do Escritor Anônimo
Para quem assistiu o livro do Chico Buarque, Budapeste, não vai deixar de visitar a estátua do escritor anônimo, que fica dentro do Parque Városliget. A tradição diz que tocar na sua caneta é sinônimo de boa sorte nos estudos e melhora o intelecto! A caneta está até gasta rsrs...


Pista de Patinação no Gelo
É a mais tradicional e maior pista de patinação no gelo da Hungria e também fica no Parque Varolisget, com a linda vista do Castelo Vajdahunyad ao fundo. Diversão garantida no inverno! Gostamos tanto que voltamos no outro dia logo cedo.



Com o Castelo de Vajdahunyad ao fundo
Termas Széchenyi, o famoso banho húngaro
Budapeste é a cidade das termas, logo, não deixe de desfrutar momentos agradáveis à moda húngara. Se tiver tempo, o ideal é passar um dia todo por lá. A arquitetura do local é linda.
Eu não fui porque estava muito frio e não tinha coragem nem de tirar a luva! Mas estava lotado, pois independente da temperatura, a água é super quente e há piscinas internas.
Fonte: Wikimedia
E assim termina o meu roteiro e mais um dia de longas caminhadas!

Veja também:
Um vídeo com os nossos melhores momentos!
Roteiro de 1 dia em BUDA
Budapeste em fotos
Dicas práticas para se virar em Budapeste
Budapeste é AMARELA!
Nossas fotos completas



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...